Jericoacoara (CE) 2019. Parte 2


Vamos partir da ideia de que estamos em Jeri, afinal na publicação anterior já “chegamos em Jeri” por 03 alternativas. Vide Jericoacoara (CE) 2019. Parte 1.

Mangue seco em Guriú

Atualmente o litoral oeste é muito explorado, vamos começar por lá. Na sequência do caminho que percorremos ao sair de Jeri no sentido Norte. Guriú, Lago Grande, Tatajuba e Nova Tatajuba.

Dunas do Guriú/Lago Grande, e Lago Grande.

Dunas nos arredores do Lago Grande. Foto © José Carneiro Neto - 2019

Um dos destinos mais concorridos e divertidos de Jeri, afinal, esta viagem faz o turista experimentar de tudo, tem praia, travessia de balsa, dunas e lagoas a vontade. E ainda dá para fazer uma parada para visitar o Cavalo Marinho. Vamos ao passeio.

Saindo de Jeri pelo oeste, no sentido de Camocim, o viajante cruza as dunas e sai de frente para uma bela porção de mar, farta em pequenas ondas, e rodeada por uma praia bem particular, com pequenas dunas, algumas lagoas escondidas e vegetação de mangue. São aproximadamente 08 km de distância até a primeira parada, que é a travessia de balsa em Guriú, já no município de Camocim, porém, antes se pode parar e visitar a região da margem do mangue do Rio Guriú, onde, embarcado em pequenos barcos, pode se visitar in-natura os fantásticos cavalos marinhos.  
A travessia do rio se faz em pequenas balsas de madeiras, manuseada por até 03 trabalhadores, tem duração média de 15 minutos, mas varia de acordo com a extensão do rio influenciado pela maré. O preço da travessia de ida e volta é de R$ 50,00 para um 4x4.

Imediatamente na margem posterior, o mangue seco espera o visitante com suas árvores secas, e raízes retorcidas, desenhando um cenário único e surreal, a parada aqui é obrigatória, curta o lugar e leve a sua foto predileta impressa, isso mesmo, existe o serviço oferecido localmente.

Por uma pequena trilha, o visitante tem acesso às dunas de Guriú que o levarão até o lago Grande, são dunas e dunas na sequência, sempre vencidas com destreza pelo piloto de 4x4, aqui a presença de quem conhece o lugar é imprescindível, com duna não se brinca, se você vai no seu próprio 4x4, contrate um guia local e siga a risca todas as orientações, se preferir, contrate o passeio entre as inúmeras agência que operam em Jeri. 
Serão subidas e descidas emocionantes que lhe levarão ao Lago Grande, e suas inúmeras barracas, onde o visitante poderá saborear comida farta e rústica, porém sempre fresca, o cardápio é oferecido ao vivo, fresco e saboroso. O banho refresca do calor e refaz as energias para voltar no final do dia a aproveitar uma das atrações mais famosas de Jeri, o pôr-do-sol.

Imediações do Lago Grande. Foto © José Carneiro Neto -2019
P.S. O Lago Grande é atração recente, de uns 07 anos pra cá, pois com o fim do grande lago verde, ou Lagoa de Tatajuba, os operadores turísticos se adequaram e redescobriram o Lago Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses - Parte 2

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses 2021 - Parte 01