Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses - Parte 2

Pernoite em Fortaleza é sempre prazeroso, e permite renovar o farnel para a continuidade da expedição que está só no começo. A ampla oferta de hotéis também facilita no orçamento de todos. Uma curiosidade, esta mesma rota que percorremos é conhecida como Rota das Emoções, e compreender o trecho entre Fortaleza e os Lençóis Maranhenses.

Saímos por asfalto pela CE-085 até o encontro da CE-168 para a praia da Baleia. É importante lembrar que na passagem deixamos para trás lindas praias como Lagoinha e Flexeiras, além da travessia de balsa em Mundaú, mas o horário da maré não permitia fazer este trecho citado. Dica de direção; neste trecho da CE-168, com muitas curvas e merece todo cuidado. 

A estrada de asfalto acaba praticamente na beira da praia. A primeira ação nossa foi baixar os pneus para garantir a performance adequada no fora de estrada. Neste trecho os principais cuidados são os locais onde é necessário subir da beira mar para a região de falésias e areias, em suma, não deve ser feito por quem não conhece a região. Posso classificar este trecho como delicado, parece muito fácil mas tem suas pegadinhas.

Praia da Baleia (CE) ©ZeCarneiroNeto 2021
Alguns pequenos riachos que conhecemos por aqui como "macéios" se formam por conta das chuvas de verão. Estes trechos podem reservar surpresas e se faz necessário conhecimento prévio, na dúvida se deve parar e conferir se o piso não esconde a famosa areia movediça em trechos alagados. Nossa experiência e conhecimento de mais de 20 anos de aventuras fora de estrada pelo Brasil nos permite ter a confiança de seguir sempre em frente.

 ©ZeCarneiroNeto 2021

 ©ZeCarneiroNeto 2021

 ©ZeCarneiroNeto 2021

No trecho entre a praia da Baleia e Icaraizinho de Amontadas passamos por dois povoados, Apiques e Caetanos, que são em sua essência vila de pescadores instalados a muito muito tempo, e exploram os ricos mares do litoral cearense.

Povoado de Caetanos  (Itapipoca - CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

Povoado Apiques  (Itapipoca - CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

 ©ZeCarneiroNeto 2021
Em Icaraizinho de Amontadas existe uma grande oferta de pousadas e restaurantes, se você precisa ou deseja parar para se alimentar, este é o lugar. As opções são muitas, bem cuidadas e com custos bem interessantes. 
Restaurante Na Praia em Icaraizinho de Amontadas (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

Icaraizinho de Amontada (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

 ©ZeCarneiroNeto 2021

Ilha das Ostras para atravessar o Rio Aracatiaçu  ©ZeCarneiroNeto 2021

É preciso conhecer bem para encontrar este lugar de passagem no rio, pois o antigo ponto de travessia de balsa, levava ao mangue do povoado de Patos, porém a condição muito deteriorada da trilha no mangue, levou a marinha a suspender a operação no portinho de Moitas e agora é obrigatório subir por trilha até a Ilha das Ostras para fazer a travessia.
Travessia do rio Aracatiaçu em Moitas (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021
Saindo da primeira travessia é preciso conhecer bem a trilha que vai te levar até a segunda passagem de balsa, pelo rio Aracati Mirim, entre o povoado de Patos e Torrões, vizinha de Almofala, uma pequena vila de pescadores que tem um porto de pesqueiros, inclusive com oficina de reparo de embarcações e pontos de armazenamento e congelamento de pescado. Esta região tem na pesca a sua principal atividade econômica. 
Travessia entre Patos e Torrões/Almofala (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

Travessia entre Patos e Torrões/Almofala (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

Balsa no rio Acarati Mirim  ©ZeCarneiroNeto 2021

Em Almofala (CE) você encontra esta secular Igreja de Nossa Senhora da Conceição   ©ZeCarneiroNeto 2021
Em Almofala, a visita ao pátio da Igreja de Nss. Senhora da Conceição é imperdível, vale a pena parar e descobrir a sua bela história. Não vou soltar um spoiler, você vai ter que visitar Almofala e percorrer suas ruas calmas com jeito de passado..
Por asfalto vamos até Itarema, e de lá saímos para a Ilha de Guajirú, um recanto tranquilo e pacato, recheado de boas e belas pousadas, que servem principalmente a turma do kite surf, mas também nos acolhe para um bom descanso em nossa expedição. Nesta feita, nossa escolha foi pela na Locanda Dei Venti que oferece uma boa estrutura e quartos confortáveis. 

Vista do braço de mar na Ilha de Gaujirú em Itarema (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021

O pernoite na praia da Ilha do Guajiru é muito tranquilo e refaz as suas energias para continuar a nossa expedição, sem barulho de trânsito ou de aglomerações, o lugar perfeito para descansar e curtir a beleza da natureza nordestina.

Trecho logo após a praia da Baleia (CE)  ©ZeCarneiroNeto 2021
Aguarde a continuação....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses 2021 - Parte 01