Você já conhece Galinhos?
J. Carvalho Neto
Não! Nunca ouviu falar! Caro leitor, você está perdendo e muito. Galinhos é daquelas praias esquecidas pela geografia, e lembrada eternamente pelos seus visitantes. Para começar vamos às coordenadas: Latitude 5° 05' 26" S e Longitude 36° 16' 31" W.
O acesso não é nada fácil, existe um caminho de Natal até Pratagy pela RN-221 e saindo à direita na RN-402, seu carro fica estacionado lá, depois 20 minutos de barco; mas, prefiro outra opção; pelas praias de 4x4, são 164 km da capital Potiguar até a península de Galinhos. Você percorre ¼ de todo litoral norte rio grandense para se encontrar com o sossego, desfrutando da beleza das paisagens que vão ficando no caminho.
Passam Dunas como ás de Pitangui, rios como Maxaranguape e Punaú, entre inúmeras praias você deixa Maracajaú, Touros e Gostoso pelo retrovisor.
Vila cidade, Galinhos tem, pouco mais de 2,5 mil habitantes, ruas de areia, existem algumas calçadas, pousadas charmosas, quase nenhum restaurante e o "táxi-jegue", marca registrada do lugar.
Galinhos é daqueles destinos que vale a viagem, e que viagem, com a paisagem deslumbrante, vento fresco e constante, gente simples e um ar blasé, o tempo por lá gira em menor rotação, e acredite, você vai adorar esta rotação. Não deixe de fazer o passeio de barco pelos rios da região, com embarque no píer junto ao campo de futebol de areia, com direito a conhecer uma enorme salina, banho de rio, e corrida pelas dunas. Ao desembarcar, passeie pelas ruelas e acompanhe o ritmo do lugar.
Ao final do dia, seu bioritmo haverá entrado em sintonia com o de lá, e você vai ter certeza de que poderá viver bem mais a vida e aprender a valorizar coisas simples e reais que não se vão com o vento.
Ah, já ia esquecendo, o vento de lá é excepcional para praticantes de Kite-Surf e Wind-Surf, inclusive com escola e aluguel de equipamentos. (http://www.kitesurfgalinhos.com/GalinhosPo/GalinhosPo.html).
As opções de pousadas são poucas, mas você encontra muito aconchego e qualidade. No próprio KiteSurf Galinhos existe uma boa pousada bem equipada, no centro da vila. Olhando para o mar você tem a Bresil Aventure e no lado do rio o destaque do lugar, Pousada Oásis, com chalés com decoração individual e temática, além de excelente cozinha. (http://www.blogger.com/www.oasisgalinhos.com/brasil/index.html ), com sorte você será recebido pelos simpáticos proprietários. Já em Galos, a opção é a Peixe Galo, com piscina e restaurante olhando para o rio.
Apesar de não ser exatamente uma barbada o acesso pela praia proporciona um passeio dos melhores, e você ainda pode curtir os costumes das vilas de pescadores, vai ser fácil encontrar embarcações ao mar, redes de arrasto e muitos pescadores entrando e saindo para a pesca.
Entre Galinhos e a Salina Diamante Branco, contornadas pelos rios, existe um conjunto de exuberantes dunas, brancas com algumas lagoas na época das chuvas, o trajeto exige cuidado e somente é recomendado para quem conhece o manejo de veículos 4x4 em dunas, não é passeio para amadores, um acidente pode ser coisa séria, contate um guia e redobre a atenção no volante. O acesso pela praia só de 4x4, e para sua segurança, programe sua viagem com quem entende, e nunca viaje sozinho.
A Xplorar Turismo tem todos os contatos em Galinhos, pode fazer sua reserva, contratar um guia, enfim, fazer você curtir Galinhos de forma inesquecível. Fale com a Sara Emília no fone (83) 3247-3498 ou (83) 8858-0059. MSN saraemilha@hotmail.com ou envie um e-mail falecom@xplorar.com.br.
Até a próxima.
Algumas fotos de Galinhos: http://www.flickr.com/photos/zecarneiro/
Comentários
Postar um comentário