Diversos tipos de viajantes.

TURISTAS - FORASTEIROS - ESTRANGEIROS - VIAJANTES.

J. Carvalho Neto

Aprendi com o tempo que o mundo está cheio de pessoas muito diferentes, e nas viagens é bem fácil encontrar esta diversidade, alguns são parecidos e formam os grupos específicos. Com a turma que adora uma viagem não é diferente, criei a minha própria classificação, tomando emprestado algumas definições universais, adicionei o meu tempero, vamos a elas:
TURISTAS: Se fosse muito genérico, só existiria esta classe, o turista. Você identifica de diversas maneiras, mas algumas são barbadas. Pela roupa é uma delas, ele está de férias, basta comparar com a dos moradores locais, o estereótipo é sempre aquela camisa de flores e um chapéu novinho, uma câmara na mão e muita pressa. Pressa em fotografar, em comer, em conhecer tudo ao mesmo tempo, em fazer um tour tipo degustação, etc. Esta pressa em estar e ir a um lugar sem sentir o lugar é a principal característica do turista. Ele coleciona lugares no mapa que visitou, mas esquece de conhecer melhor, de sentir, de se aprofundar nestes lugares. Geralmente conhece um pouco ou quase nada do lugar e sua gente, seus costumes e sua cultura. Trás uma porção de fotos, mas não grava o nome de todos os lugares que esteve. Infelizmente a maioria é assim, desperdiça uma ótima oportunidade de transformar uma viagem em uma experiência única. Mas são a maioria dos que viajam. Uma dica para você que se enquadra nesta classe. Corra menos, sinta, olhe, escute e cheire o seu destino, é um ótimo começo para você se transformar em um turista que vai aproveitar melhor a sua viagem. Além do nome daquele restaurante que você adorou, traga um cartão, se possível a receita. Além das fotos e suvenir, traga aquela vontade enorme de voltar.
FORASTEIROS. Apesar do nome soar carregado, eles existem e são mais difíceis de notar. Soam imparciais, estão só de passagem, mesmo que esta passagem dure meses, eles não se envolvem, não querem conhecer muito, pois têm objetivos específicos quanto ao destino da viagem. São discretos e em nada se importam com o lugar. Eu não gosto deles, desejam apenas subtrair o que lhe interessa.
ESTRANGEIROS. Você pode ser um estrangeiro mesmo em sua terra de nascimento. O que faz um estrangeiro é mais que sua pátria, sua fala ou sua língua. É a sua incapacidade de se integrar ao destino que ele viajou. Nada lhe agrada, nada lhe atende, hora está muito frio hora muito quente, a comida não lhe cai bem e o seu maior sonho é pegar a estrada ou o vôo de volta. Fazem tudo automaticamente, não demonstram interesse nem empolgação. Geralmente descontam nos cartões de crédito a sua frustração por estar naquele lugar, pelo menos a economia local agradece. Mas os ESTRANGEIROS têm cura, geralmente estão ali no destino por força ou sugestão de terceiros, uma indicação de amigo ou parente que não lhe caiu bem. Basta você que se sente um desses tomar o pulso e escolher você mesmo o destino de sua próxima viagem, não adianta forçar a uma pessoa extremamente urbana e metódica, uma viagem de aventura pelos Lençóis Maranhenses, nem tão pouco levar um aventureiro para percorrer as ruas do Brás em busca de pechinha. Portanto não se deixe levar, e faça você mesmo a sua escolha, evitando assim uma fria, indesejável e esquecível viagem.
VIAJANTE. Esse cara já foi um TURISTA, mas aprendeu com o tempo, ou com os amigos a mudar de classe. Suas viagens são essencialmente para os lugares que ele gosta, admira, ou sonha em visitar. Escolhe a viagem, o hotel ou pousada, os restaurantes com base na sua pesquisa ou conhecimento prévio. Pesquisa aqui é a palavra chave, um viajante conhece muito bem o destino mesmo antes de chegar lá. Suas fotos são mais enquadradas, faz de maneira pausada, sabe exatamente a lembrança que deseja levar. O tempo é seu aliado nunca o seu inimigo, o planejamento é outra ferramenta indispensável ao VIAJANTE. Viagens são para se tornar inesquecíveis, e não há uma classificação obrigatória, todas têm seu destaque. VIAJANTE conversa com a gente do destino e sabe alguns detalhes que não estão nos guias de viagem. Suas compras são escolhidas de maneira a trazer consigo a lembrança, o sabor e muitas vezes até o jeito do lugar, nada é banal. É capaz de comprar uma camiseta do tipo "Eu estive em Copacabana" e transformar este suvenir simples em algo especial. Se você já não se sente mais um TURISTA, porém ainda não se vê como um verdadeiro VIAJANTE, vai uma dica preciosa, já conhecida e surrada: A Viagem é todo o caminho, ida e volta, além do destino, e não somente o Destino".
Boa viagem e bem vindo ao clube dos viajantes.Até a próxima.Se deseja fazer uma viagem inesquecível, escolha seu roteiro e mande uma mensagem para falecom@xplorar.com.br que iremos preparar um roteiro especial e único.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses - Parte 2

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses 2021 - Parte 01