Destino Espetacular. Jericoacoara.


Ou simplesmente Jerí.

J. Carvalho Neto
É incontável a quantidade de sites e blog's que falam de Jericoacoara, considerada anos atrás uma das mais belas praias do mundo. Nós brasileiros adoramos os superlativos, às vezes somos uns chatos no assunto, mas se tratando de Jericoacoara, ou simplesmente Jerí, nada é suficientemente superlativo. Localizada no extremo noroeste do Ceará, nordeste brasileiro, distante aproximadamente 300 km da capital Fortaleza, com acesso bem peculiar, pois não há estradas formais, esta praia é um dos pouquíssimos lugares no território continental brasileiro onde você pode assistir o nascer e o pôr do sol no mar. Para os perfeccionistas e tecnólogos ai vão as coordenadas para o GPS [2° 47' 25" S x 40° 29' 29" W (Latitude: -2.7904, Longitude: -40.4915)].
Acabei de retornar de lá, foi a minha décima sétima passagem pelo quase paraíso, entre elas duas inesquecíveis passagens de ano novo. Jerí é mesmo um destino dos mais disputados, o partir e chegar de visitantes é uma constante, muitos turistas, alguns viajantes, e uma boa porção de forasteiros e aventureiros. Para conferir as minhas opiniões sobre estas categorias de viajantes, veja outra postagem nossa.
Os estrangeiros já estão por lá a tempo, e hoje são donos de muita coisa por lá, desconfio que os melhores pontos hoje pertençam a não brasileiros. Mas vamos ao que interessa, Jerí e suas belezas. Tangíveis e as intangíveis. Começamos pelas tangíveis e mais fáceis de perceber, sua localização, é muito especial, entre dunas, morros e praias, um recanto que ao longe se percebe especial, para o lado que você olhe, encontra beleza e exotismo.
As dunas, grandiosas, dançarinas e deslumbrantes, se estivéssemos falando de mulher você logo imaginaria, devem ser perigosas; e posso afirmar em alguns momentos elas são, encantam a primeira vista e você não mais vai tirar da cabeça as dunas de Jerí. Além de serem palco do principal espetáculo da vila, o pôr do sol que se assiste ao subir na duna do mesmo nome, juntinho da vila, na beira do mar. Fotografar e filmar são quase obrigatórios, digo quase porque aqui nada é obrigatório.
Temos as lagoas, espelhadas perto da vila, ao leste fica a do Paraíso, em Jijoca, águas transparentes e quentes, e mais ao norte, a lagoa nova, lagoa verde, ou simplesmente lagoa Tatajuba, com suas barracas e redes na água. Trataremos das lagoas em uma próxima postagem, então não deixe de visitar o blog, seguimos.
As praias de Jerí são repletas de habitantes, que se locupletam do vento para praticar kit e wind surf, não se surpreenda em ver no mar mais de 40 ou 50 velas ao mesmo tempo, tem vento de sobra para todos. Suas águas são claras e quentes, em média 23 a 25⁰ C, porém com a pouca profundidade e muito vento, é comum turvar um pouco, mas não se assuste uma vez dentro d'água você não vai querer sair.
AH! Tem o vento, que sopra forte de sudeste quase o ano todo, levando os praticantes de esportes à vela quase a loucura de tanta força. O vento também trás a areia da praia e movimenta as dunas, transportam às sementes e fungos que irão dar cor as lagoas; alivia as temperaturas em dias mais quentes e deixa no ar aquele odor inconfundível e maravilhoso que você está na praia.
Passamos as belezas intangíveis, e podemos começar com as pessoas de lá, não os forasteiros e estrangeiros (nada contra, só estou tratando por enquanto dos nativos), mas os nativos, naturais de Jijoca, Jerí, Tatajuba, Camocim e arredores. Não falo de beleza estética e sim da alma. São pessoas calmas e leves, que transmitem a clara sensação de que por lá o tempo é tratado em outra dimensão, talvez a mais certa, onde as pessoas estão em primeiro lugar. Faça um teste quando estiver por lá, converse, conheça e você estará convencido de que em Jerí as pessoas valem bem mais.
A paz que o lugar transmite é outra beleza intangível ou mais ainda, quase inatingível em outros lugares, e olhe que sou viajante de longas datas, por lá o clima, o vento, o tempo, a falta de calçamento nas ruas, de postes de iluminação, uma senssação de que andar a pé lhe transporta a outra dimensão, só sua, vá e aproveite.
O céu de lá tem um azul único, por estar cercado de dunas brancas que refletem no ar a luz poderosa do sol, o céu é mais azul, e o dourado dos raios é mais intenso e longo, em Jerí a natureza se mostra em sua real grandeza.
Estar em Jerí é um luxo, dos mais simples aos mais sofisticados, mas é um luxo. Com muitas opções de pousadas e um hotel, não é difícil achar a melhor escolha para o seu gosto e bolso; de escondidas pousadas nas pequenas ruas a quartos com vista para o mar, Jerí oferece opção para todos, afinal aqui o preconceito não se faz presente. Com minha experiência posso recomendar algumas opções, Pousada Ibirapuera para os intimistas, Hanna Beach para os contemporâneos, Toca do Barão para os flexíveis. Para os mais exigentes o Hotel Mosquito Blue e a Vila Calango são referência, sem esquecer a Jeribá.
Para comer, as opções são ainda mais variadas, de crepes deliciosos a sorvetes caseiros, chegando às lagostas. É fácil e até barato apreciar uma boa comida em Jerí, mas também tem opções sofisticadas. Para ficar no meio termo com muito sabor o Dona Amélia é a melhor opção, mas tem os aclamados Carcará e Chocolate, além do Da Vinci. Na praia o melhor é o Alexandre.
Para chegar em Jerí, o caminho entre Fortaleza e Jijoca se faz por asfalto, cerca de 4 horas de duração, pela CE-085 ou Rodovia Costa do Sol Poente, depois você vai de Jijoca à Jerí de lotação em antigas pik-up's. De avião o aeroporto mais próximo é Camocim, cerca de 45 km ao norte de Jerí, de lá novamente em uma locação de veículo 4x4. O helicóptero é sempre uma opção, existem empresas que fazem o vôo de Fortaleza até Jerí em pouco mais de 1 hora. Mas a melhor maneira de se chegar em Jerí é de 4x4, você faz seu próprio roteiro e não fica a mercê de ninguém.
A Xplorar Turismo tem todos os contatos em Jericoacoara, pode fazer sua reserva, contratar um guia, enfim, fazer você curtir uma Jerí única e inesquecível. Fale com a Sara Emília no fone (83) 3247-3498 ou (83) 8858-0059. MSN saraemilha@hotmail.com ou envie um e-mail falecom@xplorar.com.br.
Preparamos um album de fotos exclusivas. Veja aqui:
4x4 Cantos

Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses - Parte 2

Expedição Jericoacoara Lençóis Maranhenses 2021 - Parte 01